Cinco dicas para projetar um site mobile first

Dispositivos móveis estão agora tomando conta da internet. Em 2017, os dispositivos móveis foram responsáveis por mais de 52% do total de tráfego de internet global,  uma nd está crescendo em um ritmo rápido. Até 2020, segundo a Ericsson, a base global de usuários de smartphones deve chegar a 6,1 bilhões.

Seu site profissional está pronto para o futuro dos dispositivos móveis?

Tornar seu website otimizado para celular não é mais opcional. Na verdade, o Google agora usa a facilidade de um site em termos de compatibilidade com dispositivos móveis como um sinal de classificação e pune sites que não são otimizados para smartphones e tablets.

Se você planeja criar um novo website ou reformular um site antigo para atender às atualizações mais recentes do algoritmo do Google, aqui estão algumas dicas que você deve seguir para tornar seu site mais otimizado para celular.

1. Use uma estrutura responsiva

Projetar sites responsivos é agora mais fácil do que nunca graças às estruturas HTML. Estruturas populares de primeiros dispositivos móveis, como o Bootstrap e o Foundation, agora estão sendo usadas para projetar interfaces de usuário front-end e back-end, otimizando ao mesmo tempo os designs de telas móveis.

Outra grande coisa sobre o uso de estruturas HTML é que eles usam uma estrutura de conteúdo baseada em grade com colunas e linhas para projetar o conteúdo do site e interfaces de aplicativos. Isso permite que você defina facilmente cada seção do seu design para tamanhos de tela pequenos, médios e grandes, e também pode optar por exibir ou ocultar seções de telas menores também.

Ao usar uma estrutura HTML, é necessário muito pouco trabalho para otimizar um design para dispositivos móveis, pois a estrutura aprimora automaticamente o design para dispositivos móveis.

2. Priorize a experiência do usuário

O principal objetivo de um site é fornecer uma ótima experiência de usuário aos visitantes do site, para que eles possam explorar o site sem frustração para saber mais sobre seu produto e sua marca. É por isso que é importante otimizar o site para fins de usabilidade.

Há certos elementos de um design de site que precisam ser otimizados para diferentes tamanhos de tela. Por exemplo, o texto que você vê em um site para computador não tem a mesma aparência em um dispositivo móvel. Os usuários geralmente precisam aumentar o zoom para visualizar sites que usam fontes menores. Isso estraga a experiência do usuário.

Evite cometer o mesmo erro usando pontos em vez de pixels para os tamanhos de fonte e use as consultas @media CSS para otimizar os tamanhos de fonte e outros estilos de design para dispositivos móveis.

3. Otimizar para velocidade

Quando se trata de SEO e experiência do usuário, a velocidade de carregamento do site é tudo. Na verdade, o Google anunciou recentemente que, a partir de julho de 2018 , a velocidade de carregamento da página será um fator de classificação para pesquisas em dispositivos móveis.

Faça tudo o que puder para otimizar seu site para obter velocidade máxima de página. Você pode começar implementando as seguintes técnicas para o desempenho do site.

• Instale um plugin de cache: Se o seu site é construído com o WordPress, você pode usar um plugin como o WP Super Cache para configurar um sistema de cache para o seu site.

• Instale um CDN: Configure um CDN gratuito para fornecer conteúdo do site de acordo com a geolocalização dos visitantes para acelerar o site.

• Otimizar as imagens: comprima as imagens para telas móveis e use o carregamento lento para entregar imagens sem diminuir a velocidade de carregamento da página.

• Alternar para HTTPS: considere instalar um certificado SSL e mova seu site para o protocolo HTTPS seguro. Ele não apenas protegerá seu website, mas também aumentará a velocidade de carregamento.

4. Simplifique a navegação e as interações

Algumas partes dos designs de seu website precisam ser formatadas especialmente ao criar um website para dispositivos móveis. Por exemplo, se o site da área de trabalho tiver um menu de navegação grande, exibi-lo como está ocupará metade do espaço em uma tela do celular. Em vez disso, você pode convenientemente ocultar os links de navegação por trás de um botão de menu de hambúrguer.

Além disso, lembre-se de que os usuários de dispositivos móveis geralmente usam links e passam a tela para interagir com o site. Certifique-se de que seu website para dispositivos móveis esteja otimizado para essas interações móveis.

Considere o uso de botões interativos em vez de links de texto e simplifique a experiência de navegação usando galerias de imagens compatíveis com dispositivos móveis com gestos de deslize.

5. Teste e melhore

O próximo passo, e provavelmente o mais importante, é testar o design do seu website para garantir que ele seja exibido corretamente em diferentes tipos de dispositivos, plataformas e navegadores.

Mesmo que a maioria das pessoas use navegadores modernos, 3% das pessoas ainda usam o Internet Explorer para navegar na web. Seu site precisa estar acessível para essas pessoas também. Certifique-se de que seu site seja tão bom em um telefone Android antigo quanto no iPhone mais recente. Você pode  testar facilmente o design do site por sua capacidade de resposta e considerar a divisão A / B testando suas páginas de destino para otimizar as páginas para obter os melhores resultados.

Conclusão

Cada designer aborda projetos de design de sites de diferentes maneiras. Não há uma maneira certa de criar um website para dispositivos móveis. No entanto, existem certos padrões que você precisa seguir para garantir que seu site agrade aos usuários finais. Siga nossas dicas para criar websites melhores para dispositivos móveis, mas também ouça seus usuários e continue aprimorando seu design para atender às tendências mais recentes.